top of page
DEVOCIONAL - APP (1).png

REFORÇO MATINAL SOBRE O VIVER - DIA 1

“Seca-se a erva, e caem as flores, soprando nelas o hálito do SENHOR. Na verdade, o povo é erva”. Isaías 40:7

Afirmo sem ter medo de errar que a vida é o que existe de mais frágil no mundo.

E ao meditar sobre isso, contemplo que por si a vida é uma grande lição de humildade.

O viver sempre tem algo para nos dizer, parece ser um longo sonho, se o sonho for um longo despertar.

Mas, as Escrituras quando se referem à vida dizem:

“A vida é como o vento” Jó 7:7

“Os meus dias são como a sombra” Salmos 102:11

“Eis que fizeste os meus dias como a palmos” Salmos 39:5

Então, o que importa não é acrescentar anos à vida, mas vida aos anos.

E que sejam de qualidade.
A vida é linda, por ser uma aventura, encontro, desencontro; o equilíbrio entre a alegria e a tristeza; satisfação e a insatisfação; muitas conquistas... assim é a vida.

Esperamos um reino que fora da história construída, virá e nos concederá a verdadeira vida.

Viva o hoje, o agora como cidadão que preza este reino e que caminha desejoso que venha até nós. Lucas 11:2

Deus Abençoe!

REFORÇO MATINAL SOBRE O VIVER - DIA 2

“ Antecipei-me à alva da manhã e clamei; esperei na tua palavra”. Salmos 119:147

A vida se desponta ao alvorecer de um novo dia, e o cuidado para desfrutar harmoniosamente é necessário obter uma espiritualidade que ressalte o que é essencial e deixar de lado o que supérfluo e não merece a nossa atenção.

As vezes até é bom ser considerados ingênuo com relação aos assuntos que não nos competem. 

Ainda que compreendamos o fascínio e a ilusão do aparente, estar atento é a ordem imediata, porque isto gerará crescimento espiritual e salvaguardará outros que estão a espreitar. 


Levantemo-nos fortalecidos no Senhor da Vida que dá coragem de prosseguir e a coerência na vida seja presente em todos os seus sentidos. Surge mais um dia, viva-o sem arrependimentos.


Ainda que queiramos conquistar a aprovação e admiração dos que nos cercam, mas as diferenças na construção da vida pessoal e formativa, não nos permite ter uma aceitabilidade permanente, mas, mesmo assim, sejamos empáticos, e deixar exalar o bom cheiro de Cristo.

Vivamos em busca de um dia mais elevado e de uma vida discernida, tornando-o mais leve para todos.

Deus Abençoe!

REFORÇO MATINAL SOBRE O VIVER - DIA 3

“Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração ” Romanos 12:12

A esperança aguarda, mas jamais obedece as engrenagens do tempo. Nela não há cronogramas, horários e planejamentos estratégicos. Mesmo incerta e incapaz de fazer promessas absolutas, a esperança alimenta o combatente em sua gestão heroína. Assim são todos que despertam para mais um dia.

Animados pelo impossível, desenvolvemos sensibilidades que adequam aos sonhos diurnos, e continuamos aguardando uma cidade futura, onde reina a tranquilidade, e a paz e onde a justiça se beijarão.

A esperança quando se demora, enfraquece o coração e o ânimo daquele que a aguarda. Mas, quando chega é árvore da vida (Provérbios 13:12); farta a alma.

 

É jubilo sem fim. Ela não é uma utopia, ela não atrapalha o andamento do hoje, porque o hoje pode ser o amanhã. Muitos tem a esperança como incerta, mas a fé caminha ao lado e é o firme fundamento das coisas que se espera e não se vê. 

Não permita que se torne real a banalização da esperança. Que todo novo dia, o Deus de esperança nos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo. Romanos 12:13

Deus Abençoe!

REFORÇO MATINAL SOBRE O VIVER - DIA 4

“Filho meu, ouve a instrução de teu pai e não deixes a doutrina de tua mãe. 
Porque diadema de graça serão para a tua cabeça e colares para o teu pescoço”. Provérbios 1:8-9

 
Os crentes e fiéis em Jesus Cristo, acreditam em verdades absolutas, pois são verdades vindas de Deus e, assim são inquestionáveis. Nossos pais influenciaram em nossas escolhas, herdamos medos e adquirimos medos, tivemos sonhos altos demais ou nenhum sonho, e armazenamos um número incalculável de perguntas sem respostas, e uma porção de desejos embaraçosos, e também sentimentos inferiores. 

 

E a vida está diante de nós a cada amanhecer, ou anoitecer, e quem poderá indicar o melhor para nós?

Somente DEUS - infalível em sua  sagrada orientação.

O melhor mesmo é viver com Deus, a melhor vida é a que se tornou possível, a que temos construído com dúvidas ou não. O bom dia não é focado em suposições, fantasias, esperas, surpresas e demais previsões.

 

A melhor vida é aquela que estamos ainda desenhando, construindo mesmo com grafites de lápis quebrados.

A racionalização coletiva é o fruto ideal para basear nossa vida, na vida dos outros.

O excelente é que mesmo com imperfeições, podemos manejar uma vida possível de um modo que nunca teria que mexer uma vida perfeita. Sabedores que não há vida perfeita neste mundo. Somos mortais e não dominamos o que se chama sobrenatural.

 

Desejas uma vida melhor? 
A melhor vida é essa que estamos com lágrimas, suor, cansaço, tremor ou temor construindo passo a passo, dia-a-dia. 

 

A melhor vida é a redimida pelo Senhor Jesus Cristo. Vivo não mais eu, mas, Cristo vive em mim. (Gálatas 2:20)

Deus nos Abençoe.

DEVOCIONAL - APP (1).png

Observamos que a alma de muitos estão alarmadas, cheias de medos, vivendo com receio de tudo e todos.

Ao lançarmos a “temerosa confiança” à Deus, essa atitude gera uma forte segurança e afasta todo medo, todo receio de seguir adiante da meta planejada, e do lançar da flecha na direção do alvo que está a sua mira.

A proteção é fato para todos os que sobre e sob as potentes mãos de Deus estão bem guardados em todo caminho.

O Senhor Deus trás tranquilidade em meio a tribulação, e isso é notório, é sensacional percebermos que todos podem ver em quem confiamos, principalmente quando turbulências veem ao nosso encontro.

Somos casa bem edificada em Cristo se mantivermos Nele a nossa confiança.
Não deixe de depositar a sua confiança no Senhor Deus, Jesus Cristo nos beneficiará sempre,

estaremos adquirindo uma porção inigualável nos céus.

🔹 TEXTO BÍBLICO 🔹
Hebreus 10:35-39

ESCRITO POR: Missionária Rosane Souza (IECBP)

DEVOCIONAL - APP (19).png

     1- MUDANÇA DE PARENTELA    

  • Jo 1:12 – Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que creêm no seu nome.

  • I Pe 1:23 – Sendo de novo gerados não da semente corruptil, mas da incorruptível palavra de Deus que é viva e que permanece para sempre.

     2- MUDANÇA DE CORAÇÃO      

  • Hb 10:16,22 – Este é concerto que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: porei as minhas leis em seus corações 

  • ²² Tendo os corações purificados de má consciência e o corpo lavado em água limpa.

       3- MUDANÇA DE MENTE        

  • Ef 4:23 – E vos renoveis no espírito do vosso entendimento.

  • Ef 4:24 – E vos revistais do novo homem, segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.

         4- MUDANÇA DE VIDA        

  • Rm 6:4 – De sorte que fomos com ele sepultados no batismo na morte; para que como Cristo ressuscitou dos mortos, pela glória do Pai, assim andemos em novidade de vida.

  • Gl 2:20 – Já estou crucificado com Cristo e vivo não mais eu mas Cristo vive em mim...

    5- MUDANÇA DE CONDIÇÃO    

  • Rm 5:1 – Sendo pois justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor...

  • Rm 8:1 – Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo...

    6- MUDANÇA DE COSTUMES    

  • Rm 6:13,18 – Nem tão pouco apresenteis os vossos membros ao pecado, por instrumento de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus como vivos dentre os mortos e os membros a Deus como instrumentos de justiça... 

  • 18. E libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.

      7- MUDANÇA DE CORPO      

  • Fp 3:21 – Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar a si todas as coisas.

DEVOCIONAL - APP (8).png

TEOLOGIZANDO - Tópico 1

       Na vida cristã, nós somos sempre pegos de surpresa em questões de conhecimento bíblico, mesmo porque os verdadeiros servos de Deus têm amor e buscam pelo conhecimento da Palavra de Vida Eterna. Isso acontece porque a Bíblia é um manancial de conhecimentos e devemos sempre buscar por ele. Algumas vezes ouvimos pregações sobre algumas passagens bíblicas e, mesmo sem conferir ou pesquisar mais sobre o assunto, damos glória a Deus

e achamos que está tudo certo. Quero aqui, em artigos que serão postados semanalmente, esclarecer algumas dessas passagens que, se estudadas mais a fundo, veríamos alguns enganos cometidos por muitos pregadores.

       Vejamos a passagem de João 10:10 que está assim escrito: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. ” Aqui, cansamos de ouvir, por vários pregadores, que esse ladrão é Satanás, mas na realidade não é. E eu explico o porquê. Jesus começa a passagem bíblica falando do bom pastor, aquele que as ovelhas ouvem a sua voz; e fala também do falso pastor, o mercenário, que não livra suas ovelhas do lobo quando o vê. Observe: “Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas,

vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa.  Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado com as ovelhas. ”

       Na verdade, aqui, Jesus está falando dos falsos líderes, que não têm compromisso com suas ovelhas, mas pensam somente nos benefícios que podem ter. Aqui, a referência não é de satanás, mas sim dos fariseus e líderes da época.

E pensamos: será que isso acontece nos dias de hoje? Sim acontece e muito. Portanto, não sejamos enganados por pessoas que não objetivam o reino do céu e que não têm compromisso verdadeiro com o reino de Deus.

       Deixo como meditação o versículo “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. ” Mateus 22:29

       Deus os abençoe ricamente em Cristo Jesus!

Pastor Márcio Boato Ferreira

TEOLOGIZANDO - Tópico 2

Muito interessante, é a questão do galo que cantou três vezes antes que Pedro negasse o Senhor Jesus (Mt 26:69-75).

Muitos pregadores ao longo dos anos têm dito que o galo cantou... será mesmo?

Vejamos A Lei Judaica da época:

O que a Mishná, em sua divisão Nezikin (“Danos”), nos diz sobre aves e outros tipos de animais:

1 - Eles não podem criar gado miúdo na Terra de Israel, mas eles podem criá-los na Síria ou nos desertos

      que existem na Terra de Israel

2 - Eles não podem criar galos em Jerusalém por causa das Coisas Santas,

      nem os sacerdotes podem criá-los [em qualquer lugar] na Terra de Israel por causa de [as leis concernentes a]

      alimentos puros.

3 - Ninguém pode criar porco em qualquer lugar

4 - Um homem não pode criar um cão a menos que seja mantido ligado por uma corrente.

5 - Eles não podem criar armadilhas para os pombos a menos que seja de trinta ris (6436 metros), de um lugar habitado.

       Como vimos acima, a lei não permitia a criação de galos por motivo de higiene,

por isso sabemos com certeza que não era um animal que cantou quando da negação de Pedro.

É importante que os pregadores estudem bem os textos que irão usar,

procurando saber a cultura e costumes da época, bem com suas leis, tanto dos romanos quanto de Israel.

       O segredo todo está na forma em que os romanos dividiam a noite. Esta era dividida em quatro vigílias

                                                                                       de aproximadamente 3 horas cada uma:

a) Prima vigília ou primum gallicinium: do pôr do sol até às 9 horas, também chamado de vigília do entardecer.

b) Secunda vigília ou secundum gallicinium: das 9 horas à meia-noite, chamada de vigília da meia-noite.

c) Tertia vigília ou tertium gallicinium: de zero hora às 3 horas, também conhecida como vigília do canto do galo.

d) Quarta vigília ou quartus gallicinium: das três até a aurora, chamada de vigília do amanhecer.

       O que isso tudo tem a ver com a história de Pedro? É que o “canto do galo” era a expressão usada naquela época no império romano para se referir ao toque do trombeta tocada pelo soldado romano avisando a todos o final da terceira vigília da noite, ou seja, três horas da manhã. No primeiro século, assim em Jerusalém como em todas as cidades importantes denominadas pelo império romano, esse toque da trombeta era conhecido como “canto do galo”.

                                                                 Fonte: https://www.pcamaral.com.br/2016/07/que-galo-cantou-quando-pedro-negou.html

Pastor Márcio Boato Ferreira

TEOLOGIZANDO - Tópico 3

       Vamos analisar o texto de Romanos 7:24, que diz:

“Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte? ” Rm 7:24

       Você já ouviu falar do termo Necroforia?

       Era costume dos antigos romanos que se uma pessoa matasse alguém, a punição mais severa consistia de amarrar aquele cadáver ao corpo do assassino até que ele morresse também. O termo etimologicamente tem sua origem no desejo sexual de uma pessoa por cadáveres. Isso gerou a ideia de uma punição aos assassinos da época, e Paulo, como erudito que era, conhecia esse costume e por isso faz uma comparação de seu corpo morto para o pecado, preso em um corpo que ressuscitou para Cristo.

       Acho muito linda a comparação que Paulo faz de si mesmo, buscando cada vez mais a santidade e o aperfeiçoamento diante de Deus. Ele, com sua mente totalmente convertida, declara que o bem que quer fazer, isso não faz, mas o mal que deve ser evitado, isso faz. Temos aqui a compreensão então de sua declaração quando faz uma pergunta, que, a meu ver, é retórica, pois ele já sabia da resposta, pois tinha intimidade com Deus para questioná-lo.

       Paulo então nos mostra claramente que devemos, cada dia, voltarmos nossa mente para o Senhor e conservarmos a santidade exigida por Ele, para podermos viver e servir realmente ao Senhor. O desejo de Paulo deve ser também o nosso desejo, ou seja, nos livrarmos do velho homem e lutarmos para preservar a nova vida em Cristo Jesus.

 

Deus os abençoe!

Pr. Márcio Boato Ferreira

TEOLOGIZANDO - Tópico 4

E Jesus lhes disse: Por causa de vossa incredulidade; porque em verdade vos digo que,

se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar;

e nada vos será impossível.  Mt 17:20

       Vamos analisar este texto e repensar o significado que temos dado a ele, pois muitas vezes interpretamos como sendo uma fé do tamanho de um grão de mostarda. Mas isso não é bem assim.

A questão aqui não é do tamanho, mas sim como um grão de mostarda.

Ouvimos pregadores dizendo que mesmo sendo uma fé pequena poderemos ordenar ao monte que se lance

ao mar e isso será feito. Na verdade, a palavra como remete a semelhança de, em igualdade de,

o que nos leva a meditar sobre o tamanho da árvore que se transforma pelo grão de mostarda.

       Vejamos este artigo do site redenção.com que diz:

“O grão de mostarda é conhecido por ser uma das menores sementes do mundo.

Com uma semente que mede cerca de 1 a 2 milímetros, a mostarda é uma planta usada como tempero,

remédio e alimento em várias regiões do planeta. Apesar de seu tamanho, a Bíblia faz referência à semente de mostarda várias vezes no Novo Testamento. O próprio Jesus Cristo usou o grão de mostarda como uma analogia

para o Reino de Deus e também como uma metáfora para encorajar seus discípulos a ter fé.

       Este grão de mostarda se transforma em uma árvore bem robusta e forte. Isto nos dá a entender que é isso que Cristo espera de cada um de nós, que cresçamos fortes

e nos tornemos uma igreja que espalhe a semente do evangelho a todas as nações da Terra.

Cristo também diz em João 15: 2-7: “Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu, em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.

Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo,

e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes,

e vos será feito.

Deus abençoe os irmãos em Cristo Jesus!

Pastor Márcio Boato Ferreira

bottom of page